Azulejos: um objeto decorativo cada vez mais na moda!

azulejos

O azulejo está cada vez mais na moda. Já não o encontramos apenas nas paredes dos edifícios ou monumentos antigos. Não é somente uma parte do nosso passado cultural. É um objeto que está presente no nosso dia-a-dia: na moda, no design, na decoração, nos utensílios, entre outros.
 

Tradição portuguesa

A produção de azulejos é uma tradição portuguesa com mais de 500 anos. O início da sua utilização em Portugal foi influenciado pelos Árabes, que trouxeram mosaicos decorativos para colocar na fachada de palácios. A ideia agradou aos portugueses que começaram também a produzir estes materiais, a que deram o nome de “caixilhos”, para decorar interiores e exteriores de monumentos e outros edifícios. Nessa altura, os azulejos tinham apenas uma cor. Foram, mais tarde, produzidos os de “lacaria”, com três cores e pinturas mais abstratas. Só depois passaram a predominar os tons azuis e brancos.

A azulejaria manteve-se com uma forte produção que tornou este material um produto tipicamente português e com uma forte componente decorativa, mundialmente apreciada e elogiada.

 

A reinvenção dos azulejos portugueses

Atualmente, esta placa de barro cozido, vitrificada, esmaltada e pintada, é uma peça bastante versátil. Podemos mesmo dizer que o azulejo português reinventou-se. Este material é agora utilizado como objeto ou fonte de inspiração decorativa em vários setores.

É possível verificar que as suas pinturas e desenhos servem, não só como fonte de inspiração para estilistas na criação das suas peças de roupa, mas também de designers de interiores, que se inspiram neles para decorar ambientes. Mesmo pessoas que não são experts em decoração utilizam o azulejo para dar um toque tradicional, mas ao mesmo tempo moderno, às suas peças de roupa ou à decoração de ambientes.

 

O Azulejo como peça decorativa

É muito frequente verificar novas formas de decoração e design de interiores que utilizam este símbolo da portugalidade como peças-chave de um ambiente. As suas cores e desenhos únicos dão um toque tradicional e sofisticado a qualquer divisão.
Se lhe faltam ideias para decorar a sua casa, utilize o azulejo português como objeto de decoração ou mesmo como uma base para se inspirar.
Se preferir utilizar mesmo este material, saiba que não serve só para colocar na fachada exterior da sua casa, pode usá-lo numa parede interior.

Pode também comprar peças decorativas inspiradas nas pinturas dos azulejos para dar mais cor ao seu ambiente. Utilize azulejos como base para utensílios de cozinha ou compre objetos com estampagem inspirada neste material.
Existem almofadas, cortinas, papéis de parede, quadros, entre outros. Basta pesquisar de acordo com o material que necessita, de certeza encontrará uma versão inspirada nos azulejos portugueses.

Como pode verificar, este é um material intemporal, que se reinventou e acabou também por assumir novas formas e funções. Aproveite esta versatilidade dos azulejos e inspire-se.