Burel e as suas qualidades: um bónus no design de interiores!

Burel

Num artigo anterior, já explicamos o que é o burel, tecido artesanal português, composto por 100% lã de ovelha, que utilizamos em alguns dos nossos produtos de mobiliário. Agora é o momento de aguçarmos a curiosidade quanto à versatilidade do burel. Se nasceu entre os pastores da Serra da Estrela, com o objetivo de os proteger do frio, da chuva e da neve, hoje em dia é utilizado com outras e diversas funcionalidades. As qualidades do burel, um tecido made in Portugal, já lhe atribuíram o seu lugar ao sol no setor de design de interiores:

·       Isolamento térmico

O burel é composto a 100% por lã de ovelha, o que o torna um isolante térmico por excelência. Ao optar por revestir as paredes com tecido burel, irá obter um ambiente climatizado, com uma temperatura equilibrada e constante, o que proporcionará conforto e bem-estar. Ideal para casas particulares, hotéis ou restaurantes: qualquer divisão que se queira acolhedora.

·     Isolamento acústico

O burel reduz a propagação do som, pelo que funciona como isolante acústico. Esta característica torna este tecido tipicamente português uma alternativa de peso para o revestimento de paredes em divisões que se pretendam mais íntimas ou recatadas: um quarto de hotel, um escritório, uma sala mais discreta num restaurante.

·     Resistência à pressão

O burel é um tecido forte  e, por isso, ideal para a confeção de  tapetes . A vantagem é clara: os seus pontos (e há-os nos mais diversos efeitos, desde os simples ponto favos ou ponto pregas até aos mais complexos ponto ovelha ou ponto medas , representado na imagem acima) podem ser pisados repetidamente sem que a sua forma se altere. 

·     Elevado grau de impermeabilidade

Esta é uma qualidade importante do tecido burel quando aplicado ao design de interiores: bancos, tapetes e puffs deixam de estar tão vulneráveis, mesmo em divisões em que há muito movimento de pessoas, como um restaurante ou uma sala de festas. O burel repele o líquido após o seu derramamento, facilitado a sua limpeza.  

·     Robustez

Já ponderou escolher uns cortinados 100% portugueses, num dos diversos coloridos naturais do burel, que darão um toque algo imponente, pela sua robustez, à sala que está a decorar? Ou um candeeiro mais solene, feito em tecido burel?

·     Flexibilidade

A flexibilidade do burel permite confecionar uma diversidade de artigos muito vasta. No design de interiores, não podemos deixar de falar da elegância das colchas e dos cobre-pés confecionados neste tecido (que podem ser um elemento diferenciador, por exemplo, nos quartos de um hotel rural) ou nas mantas e almofadas, que trazem consigo o aconchego típico de uma casa portuguesa.

A lã dos pastores da Serra da Estrela está oficialmente na moda. Um tecido que, além de bonito, é confortável, prático e 100% português, tem todo o potencial para se reinventar: no design de interiores, na moda e até no calçado – o burel veio para ficar.