DECORAR UM RESTAURANTE À BOA MANEIRA PORTUGUESA: 10 IDEIAS!

decorar

Decorar um restaurante com timbre tipicamente português, é mais fácil do que pensa. Criar um espaço repleto de portugalidade, está ao alcance de todos. O que é nacional é bom e, por isso, hoje deixamos algumas sugestões para conseguir um ambiente bem português, que convide a saborear os melhores petiscos da casa. 10 ideias para decorar o seu restaurante, com ícones, motivos, elementos e materiais portugueses.


#1. Paredes repletas de quadros que evocam memóriaS

·    Porque não o famoso quadro da criança que chora, de Giovanni Bragolin, que faz parte de tantas casas portuguesas?

·    Quadros de anúncios publicitários de produtos de antigamente, como a marca de pincéis de barbear Semogue, para decorar um restaurante tradicional, funcionam sempre bem.

·    Cartazes de filmes portugueses icónicos – pode optar, por exemplo, pela versão mais moderna de O Pátio das Cantigas.

·    Ilustrações de artistas portugueses preenchem o ambiente e despertam a curiosidade de quem vem experimentar petiscos portugueses.

 

#2. A arte da azulejaria

Em Portugal, esta arte tem 500 anos de tradição e continua a funcionar muito bem como elemento decorativo e arquitetónico. Outra opção a considerar para decorar um restaurante são, por exemplo, lambrilhas com motivos campestres.

 

#3. Frisos tradicionais

Existem frisos à venda com motivos tradicionais que resultam muito bem quando aplicados, por exemplo, nas prateleiras da cozinha do restaurante.

 

#4. Aposte em relógios

Nas casas portuguesas não faltam relógios pendurados nas paredes. Para decorar um restaurante à portuguesa, com um ambiente acolhedor e familiar, também não podem faltar. As feiras de antiguidades voltaram em força às cidades e vilas portuguesas. Visite uma e de certeza encontrará um ou mais relógios para decorar um restaurante. Porque não um relógio de cuco?

 

#5. Cerâmica e artesanato tradicional português

O galo de Barcelos é presença obrigatória num ambiente tipicamente português. Mas há mais: Rafael Bordalo Pinheiro criou coleções de jarros e de animais que já há muito habitam as nossas casas. Andorinhas, rãs e sardinhas estão muito na moda mas nem por isso deixarão de dar um toque especial na hora de decorar um restaurante.

 

#6. Para petiscos portugueses, porcelana made in Portugal

Taças, travessas, saladeiras, jarros, chávenas, pires, bules, entre outros. Outra alternativa para decorar um restaurante tradicional português? As louças com motivos dos lenços dos namorados, com certeza.

 

#7. Decore com flores

Jarras com flores embelezam o restaurante e tornam o ambiente mais familiar. Para decorar um restaurante com espaço exterior, opte por colocar vasos de flores dentro de paletes das mais diversas cores, a fazer lembrar os nossos pátios e jardins. Em alturas de festa, não esqueça o indispensável manjerico.

 

#8. Mobiliário com carimbo português

Aposte num design bonito, simples e cómodo, para convidar os clientes a voltar. Para decorar um restaurante com um ambiente tipicamente português, deixamos-lhe três sugestões:

- incluir peças feitas à medida, com materiais tipicamente portugueses,

- escolher mobiliário feito com cortiça,

- ter uma garrafeira de pinho, com o bom vinho português à vista de todos!

 

#9. Burel ou cortiça para um espaço acolhedor e íntimo

Revista as paredes com tecido burel, um isolante térmico por excelência e consiga salas com temperaturas equilibradas e convidativas. Pode também fazê-lo com a cortiça que, para além de funcionar esteticamente, é ótimo para a acústica do espaço.

 

#10. Não descure a ementa

Um quadro preto, com a ementa do dia escrita a giz branco, pendurado na parede ou colocado à porta do seu restaurante, dá um toque tipicamente português.
 Tem mais ideias para decorar um restaurante tradicional português? A portugalidade está na moda e, como o que é bom é para se ver, convidamo-lo a partilhar uma fotografia do seu espaço connosco!
Se o mobiliário e design português são assuntos que lhe interessam particularmente, subscreva o nosso blog – prometemos partilhar muitas ideias consigo!