DESIGN E A IMPORTÂNCIA DO CONCEITO FUNÇÃO-FORMA!

design

Design: o que é? Para que serve? Como o podemos definir? Como nos pode ajudar? O design é uma matéria bastante complexa, tanto nos pode ajudar como pode não o fazer, pode ser criado para melhorar o nosso quotidiano ou não. Já aqui abordamos o eterno paradigma entre a estética e a funcionalidade. O design é complexo e diverso. Cada um deve encontrar-se na corrente com que mais se identifica.
 

#Conceito função-forma

O design adquire vários conceitos e definições. A Trinta baseia-se no design assente no conceito função-forma. Este conceito é simples mas cremos ser muito importante para o desenvolvimento do pensamento do que é o design e para a mudança de estereótipo de que o design só serve para tornar uma peça ou objeto em algo bonito.
 
O conceito função-forma, tem um papel muito importante para um maior e melhor desenvolvimento do bom design. Funciona da seguinte forma: o designer interpreta o que faz falta num determinado espaço, ambiente, quotidiano geral da sociedade ou simplesmente no dia-a-dia de uma única pessoa. No fundo: identifica o problema existente. O objeto é criado para a resolução desse problema e a peça é concebida com base na função que vai ter. Assim, depois de pensar sobre como resolver o problema, o designer vai conceber o objeto, projetando uma forma para essa peça assumir.

 A forma da peça tem sempre que estar em conformidade com o pensamento do bom design, contemporâneo e moderno, nunca permitindo que a sua função seja afetada e anulada. É muito importante que uma peça de mobiliário tenha uma função, não exista só por existir, por exemplo, que uma cadeira não seja apenas uma cadeira só por ser.

 

#Ergonomia, uma aliada do design

Na Trinta, temos sempre o conceito função-forma no desenvolvimento do design das nossas peças. Para nos ajudar a melhorar o pensamento lógico bem como a própria peça, utilizamos a disciplina de Ergonomia. De forma sintética podemos dizer que "a ergonomia é a disciplina que estuda as interações entre os humanos e outros elementos. Pretende através da teoria, princípios, dados e métodos auxiliar para projetar a fim de otimizar o bem-estar do ser humano com o desempenho geral de um sistema." Com a ergonomia, todos os objetos que projetamos, são pensados e concebidos para serem utilizados regularmente sem qualquer tipo de problema ou de mau estar para os clientes.

Tendo sempre presente os ensinamentos da Ergonomia, na Trinta criamos qualquer tipo de peça ou objeto com a melhor forma para a utilização do cliente. É imprescindível no processo de criação de qualquer peça, ter presente esta linha de pensamento: design assente no conceito função-forma, com forte componente de ergonomia. O objetivo: criar uma peça com boa funcionalidade e com uma forma que não destrua a sua função. É com tudo isto sempre presente que a Trinta projeta as suas peças. São peças e/ou projetos desenhadas com o pensamento da Função em primeiro lugar, somente depois uma Forma agradável e contemporânea e no final a sua Estética apelativa e convidativa.