DESIGN DE INTERIORES: 3 AMBIENTES DIFERENTES COM UMA SÓ PEÇA

design de interiores

Design de interiores requer imaginação e versatilidade. Saber escolher e conjugar materiais e objetos para decorar um espaço é algo que nem sempre se consegue com facilidade. No entanto, o importante é divertir-se e quebrar a ‘monotonia decorativa’, fazendo pequenas alterações, de vez em quando.

Essas pequenas mudanças podem ser tão simples como mudar a disposição de um ou vários objetos numa divisão. Não precisa comprar coisas novas. Reinvente, reutilize aquilo que já tem ou se pretende comprar novos objetos, aposte em peças-chave.


O que são peças-chave?

Quando falamos de peças-chave em design de interiores, referimo-nos a um elemento marcante, aquele que vai destacar-se na sua decoração. Pode ser um sofá com uma cor diferente, uma mesa com design alternativo, uma peça feita de um material único ou outro objeto que se destaque.

Aposte em peças-chave funcionais, ou seja, que tenham uma função, para além da estética bonita. Aposte em objetos que possam ser utilizados de diferentes formas e em ambientes distintos. Deste modo, poderá reaproveitar uma peça várias vezes, remodelando a decoração de espaços na sua casa sem gastos adicionais.

 

1 peça-chave, 3 ambientes diferentes

Para o ajudar com ideias para mudar com maior frequência o ambiente do seu lar, preparamos para si 3 sugestões de ambientes com a mesma peça. Escolhemos uma peça-chave nossa que, além de marcante é, ao mesmo tempo, funcional: a estante Põe-te a Pau.

 Esta é apenas uma sugestão de um elemento chave que pode utilizar, mas não se prenda ao objeto. Veja este artigo também na ótica de inspiração para a sua casa. Se acha que tem alguma peça que se enquadra nesta ideia de reaproveitamento e versatilidade, aproveite e mude o ambiente de uma divisão à sua escolha. Experimente utilizar essa peça-chave em diferentes divisões, com diferentes funções.

 Vejamos, então, como poderia utilizar a nossa estante em três espaços diferentes, de forma funcional e útil:

 

1. Hall de Entrada

Quando utilizada num hall de entrada, a estante serve para colocar qualquer tipo de objetos, sobretudo os que utiliza frequentemente, como por exemplo, o porta-chaves. Pode ainda usar como base para colocar fotografias ou outros elementos de decoração.
  design de interiores hall

 

2. Sala

A estante pode também ser utilizada como um apoio de sala para guardar livros, revistas e outros objetos.

design de interiores sala

 

3. Escritório

No seu escritório, funcionará como a sua melhor secretária. Como sugerimos na imagem, utilize para colocar livros, material de escritório, objetos decorativos ou até para colocar cabides. Deste modo, quando receber algum cliente, amigo ou familiar no seu escritório, terá onde pendurar o seu casaco/blazer.
  design de interiores escritório

 

Estas três sugestões são a prova viva de que um objeto, quando bem concebido, com uma estética aprazível, que não coloque em causa a função para o qual foi pensado, pode adaptar-se a qualquer espaço. Os limites são mais psicológicos do que reais. Uma peça diferente, de destaque numa casa, não tem que ser um elemento meramente decorativo. Antes pelo contrário. E também não tem que ter um ambiente específico para que funcione.
Refletindo sobre a funcionalidade e utilidade da peça, facilmente encontra vários espaços numa casa, onde esta se encaixará.

Como lhe dissemos anteriormente, o que aqui deixamos são apenas sugestões. Inspire-se nelas e aproveite ideias para os seus objetos. Seja designer de interiores por um dia e divirta-se a redecorar o seu lar. Quem sabe, com uma peça da Trinta Por Uma Linha!