Design de interiores: A excelência simples e minimalista!

design de interiores

O design de interiores pretende harmonizar todos os elementos num espaço, estabelecendo relações estéticas e funcionais, tendo sempre em conta a harmonia, a beleza, o conforto e o bem-estar de uma qualquer divisão. Hoje em dia, a simplicidade e o minimalismo pontuam as propostas de ambientes e são características cada vez mais valorizadas.

O estilo simples e minimalista não está só presente nas propostas de design de interiores. Já ganhou o seu destaque nas peças de mobiliário, na arquitetura, na moda, no design gráfico, no web design e até há quem o transporte para a própria vida. “Menos é mais” é o lema principal deste estilo, mas engane-se quem acha que a simplicidade e o minimalismo são despojados de interesse, que são básicos ou pouco exigentes.

No design de interiores, estes dois conceitos são sinónimo de uma proposta de ambiente com espaço, muito clean e com poucos elementos decorativos. Estes são geralmente muito sóbrios, sem excessos nem extravagâncias e têm uma função e destaque. Estilo simples e minimalista confere a uma divisão personalidade, elegância e beleza.


4 Atributos de um espaço simples e minimalista


1. Linhas retas e traços geométricos

Numa proposta de design de interiores, com o estilo simples e minimalista, as linhas retas e os traços geométricos são as formas mais privilegiadas, em móveis ou acessórios. Aliás, são estas linhas retas e traços geométricos que vão conferir um ambiente clean à divisão e dar a sensação de organização e simplicidade. A nossa mesa “À grande e à francesa” é uma peça que se enquadrava bem numa sala com um estilo simples e minimalista, por causa das suas linhas retas. Sugerimos a mesa mas também poderíamos ter referido as nossas cadeiras “Sem pés nem cabeça”.


2. Cores básicas e naturais

O grande impacto de um design de interiores simples e minimalista é causado por um espaço amplo e luminoso. As cores, juntamente com a iluminação, ajudam imenso a criar essa ilusão. Todas as variações de branco e bege são as cores principais num design simples e minimalista, independentemente de poder ser criado algum contraste, com pequenos apontamentos a preto, cinzento, prata, castanho e azul.


  3. Madeira, um material muito escolhido

A madeira é o material de eleição num design de interiores simples e minimalista, de preferência de cor clara, como a usada no nosso “Cu de Judas”. É também comum usar-se pele sintética, vidro e mármore.
 


  4. Iluminação é a palavra de ordem

Este é um elemento fulcral deste estilo: muita iluminação. Deve ter vários pontos de luz branca para potenciar a amplitude do espaço e o seu carácter minimalista. Um ambiente iluminado vai sobressair as cores claras da divisão e, assim, proporcionar uma sensação de calma, simplicidade elegância.

 

5 Dicas para um Design simples e minimalista

Elegância e sofisticação podem bem ser os sinónimos de uma proposta de design de interiores simples e minimalista. Para que consiga adotar também em sua casa um estilo assim, não pode descurar estas 5 regras básicas:

1. Não utilize mais do que dois ou três objetos para decorar móveis ou em estantes;

2. Elimine da visão tudo o que possa se transformar em ruído, como os cabos das televisões e computadores

3. Cada detalhe conta e contribui para criar sensações e sentimentos; 

4. Não misture numa divisão mais do que duas ou três cores

5. O espaço em branco é essencial.

O estilo simples e minimalista está a ganhar cada vez mais popularidade no design de interiores. As pessoas estão a perceber que simples e minimalista pode significar mostrar pouco, mas com mais impacto e mais elegância. Na Trinta procuramos esse registo para as nossas peças porque é algo com que nos identificamos e valorizamos bastante. As nossas peças são simples, ainda que densas de história e conceito. Simples e minimalistas nos traços, sem grandes pormenores, acabamentos ou adereços, simples na combinação de materiais, ainda que feitas com as melhores matérias-primas. Simples e minimalistas, não menos imponentes, elegantes e sofisticadas.