Peças exclusivas: 5 vantagens na decoração da sua casa!

peças exclusivas

Peças exclusivas não são a primeira escolha na decoração de uma casa. Mobilar uma casa envolve frequentemente a seleção prévia das peças de mobiliário ou decorativas que se pretende adquirir, na qual pesa sempre a relação qualidade-preço e encanto das mesmas, especialmente, se forem peças exclusivas. Na maioria das vezes, durante o seu processo de seleção é cativado, num primeiro olhar, pelas peças de linhas modernas e atrativas existentes na vasta oferta de mercado “amigo da carteira”. Isto leva a que, obviamente, coloque de parte as peças exclusivas, porque pensa somente no seu valor monetário e não na sua perpetuidade em termos de investimento, individualidade, criatividade, requinte e contemporaneidade.

As peças exclusivas são no fundo peças únicas capazes de embevecer o olhar dos demais pela sua beleza singular, expressando toda e qualquer característica distintiva no ordinário do ambiente decorativo de uma casa, sobretudo, através da sua peculiaridade e funcionalidade. Na verdade, ao contrário da grande probabilidade de alguém entrar na sua casa e reparar nas peças decorativas de mass market, idênticas às que já viu na casa de outro familiar ou amigo, o seu foco será absorvido pelo impacto das suas peças exclusivas. É a arte das peças exclusivas que o encantará ao longo dos tempos, e o seu design trará diferença ao espaço e cativará o olhar dos seus visitantes. Com efeito, atualmente tem-se vindo a registar um aumento crescente do interesse por peças exclusivas de decoração devido às suas vantagens não só no upgrade decorativo de uma casa, como também no investimento em prováveis peças de coleção pelo seu especial design artístico. Deixamos aqui apenas 5 de muitas vantagens que as peças exclusivas têm:


1. A singularidade das peças exclusivas de decoração

Quando se quer peças exclusivas, em parte, procura-se uma peça que seja realmente única, que não exista em nenhum outro lugar, isto é, que seja singular.

As peças exclusivas de mobiliário são sempre peças de produção limitada a um número muito reduzido de cópias ou podem até ser peças únicas, com um enorme potencial de valorização no decorrer dos anos.

Normalmente são peças elaboradas com materiais nobres de alta qualidade, como é o caso da cortiça nacional e da madeira de pinheiro (o chamado pinho), extremamente duradouros. Além disso, são materiais de propriedades ímpares: são inócuos e muito resistentes ao desgaste proveniente do uso quotidiano a que estiverem sujeitos. Por outro lado, o uso da cortiça em peças de decoração torna-as, ainda, mais ricas quer em termos culturais quer em termos de exclusividade do material em causa. Não são só peças exclusivas, são, igualmente, peças eco-friendly, esteticamente diferentes na textura e na sensação de conforto e leveza que transmitem. Sem dúvida que o emprego de materiais menos comerciais na conceção de peças mobiliárias e decorativas são essenciais para imprimir sofisticação a essas peças, tornando-as particularmente invulgares.

Peças como o “Põe-te a Pau”, são um excelente exemplo de uso particular de matérias-primas nacionais na conceção de uma peça mobiliária diferente, singular e ergonómica. Esta peça integra-se perfeitamente nas atuais tendências decorativas, mas ressalta à vista pela sua simplicidade, pelo jogo de cor dos materiais usados e pela complementaridade que é capaz de estabelecer com os restantes objetos de decoração.

 

2. A personalidade que a peça exclusiva confere à decoração

As peças exclusivas que escolher para a sua casa têm de ser capazes de transmitir não só a sua individualidade, ou seja, os traços de personalidade que o caracterizam enquanto pessoa, como também o seu gosto particular. Há peças que não são capazes de o assoberbar, outras há que lhe agarram o olhar pela sensibilidade, força, brilho, cor, luxo, naturalidade ou elegância que emitem.

As peças únicas têm essa capacidade porque são tratadas como obras de arte desde a sua idealização, passando pela sua conceção até ao acabamento aprimorado e cuidadoso que lhes é dado. Para além disso, são peças criadas a pensar na sua utilidade diária e na sua naturalidade. São peças feitas sem pressa, concebidas em termos de funcionalidade onde o design é escrutinado ao mais ínfimo pormenor. Tudo isto torna-as especiais!

A personalidade que é dada a cada peça torna-as, também, particulares na forma como se fundem com a decoração envolvente. São peças que saltam à vista, mas que não se sobrepõem ao meio envolvente. Seja na sua sala, quarto, escritório ou entrada, estas peças complementam de forma elegante o espaço onde são inseridas, dando-lhes o toque carismático que faltava.

Assim, as peças exclusivas contribuem para ambiente mais cosy, moderno e encantador. Um ambiente que espelha a sua identidade!

 

3. A originalidade de uma peça exclusiva

Fazendo nossas as palavras de Jonh Constantine, “o segredo está nos detalhes”, as peças exclusivas contemplam grande riqueza no detalhe, mesmo que as suas linhas sejam mais minimalistas e com uma estética mais simples.

São peças com pormenores preciosos e esplendorosos na sua criatividade. São peças com um estilo próprio, com um design diferenciador, muitas vezes arrojado. São peças que não foram revistas por milhares de olhos e que não se encontram expostas entre outras tantas centenas de casas.

Desta forma, são peças que inspiram os espaços e que geram curiosidade. São peças autênticas que não passam despercebidas, embora se fundam em perfeita harmonia com a restante decoração contemporânea. A simbiose entre a arte e a funcionalidade transformam-nas em peças enigmáticas e há quem receie dar-lhes uso. Uma peça, ainda que criativa, inesperada, intensa e única, quando concebida para uma função, deve cumpri-la. Tal não retira, antes acrescenta, às restantes maravilhosas características.

 

4. A sofisticação de uma peça única aumenta a sua exclusividade

Quando se decora uma casa procura-se tirar o máximo proveito dos espaços interiores sem perder de vista a comodidade dos espaços e o seu charme. Quando inclui peças de design exclusivo, a casa expira glamour a par do conforto, conseguindo um ambiente charmoso e descontraído! Aliás, quanto mais sofisticada for a peça mais requinte, magia e bom gosto ela conferirá à sua casa! E bom gosto é sinónimo de simplicidade com uma pitada de irreverência!

 

5. A intemporalidade de cada peça exclusiva

Na sua essência, as peças exclusivas proporcionam fabulosas combinações independentemente das tendências. Traduzem sempre uma imagem jovem e cosmopolita que facilmente associa o luxo ao lifestyle. Por conseguinte, as peças únicas podem ser revistas em infinitas possibilidades e é isso que as torna imemoráveis e sedutoras no decurso dos anos.

São estas 5 vantagens das peças exclusivas que realmente deve ter em conta quando decide investir na decoração da sua casa! Afinal, é nela que irá passar muitas horas da sua vida, com familiares e amigos próximos. É importante que se sinta bem no seu espaço e que se identifique. Lembre-se que, quando se trata de decorar um espaço que é seu, como a sua casa, o design e a qualidade das peças escolhidas farão toda a diferença! Não precisam de ser todas peças exclusivas, mas sem dúvida que estas, conjugadas com os restantes elementos decorativos, tornarão o ambiente da sua casa único, acolhedor e requintado!